SÉRIE: COMO ESTUDAR

TREINANDO TEXTO DISSERTATIVO
 
             Carla Patrícia Frade Nogueira Lopes
 
          Um bom texto dissertativo de 30 linhas deve ter, em média, 5 parágrafos de 6 linhas cada, com pequenas variações para mais ou para menos. Os parágrafos de introdução e conclusão podem ser um pouco menores, e as linhas a mais devem ser distribuídas entre os parágrafos dedicados ao desenvolvimento. 
      Vamos recapitular: uma dissertação-argumentativa deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
          A introdução deve apresentar o tema a ser discutido, bem assim os principais argumentos a serem  utilizados pelo autor. Deve ser composta de 3 a 4 frases objetivas, diretas e conectadas entre si.
          O desenvolvimento deve ser composto de tantos parágrafos quantos forem os tópicos específicos do tema a serem tratados. Como dito, numa redação de 30 linhas, o ideal são 3 parágrafos destinados ao desenvolvimento, mas esse parâmetro pode ser alterado, a depender de quantos tópicos ou itens do tema geral devam ser discutidos no texto.
          O parágrafo conclusivo deve mostrar a síntese do tema e indicar uma solução, um caminho, um rumo, para o problema (ou os problemas) apresentado(s) ao longo do texto.
        Quanto à estrutura interna, os parágrafos não devem ser compostos de um único período. Prefira frases curtas, objetivas, separadas entre si por pontos. Longos períodos formados por várias frases com idéias intercaladas e separadas por vírgulas dificultam a leitura. 
Evite iniciar a redação com as palavras indicadas no enunciado da questão ou no título. Igualmente, não encerre com termos óbvios que indiquem a conclusão do texto.
           Atenção, também! Cuidado para não fugir do tema proposto.
        E aqui deixamos algumas dicas de temas possíveis nas provas de redação dos concursos de Analista da Defensoria Pública/DF, de Agente e de Escrivão da Polícia Civil/DF: pandemia pelo Covid-19; fake news; racismo; meio ambiente e desenvolvimento econômico; questões de gênero; educação à distância e tecnologia.

Junte-se à conversa

1 comentário

  1. À Profa. CARLA PATRÍCIA

    Conforme seja de vosso melhor entendimento e haja, ou não, oportunidade de proposição de temas e respectivas correções de dissertações, talvez pudessem representar grandes facilitadores em nossas preparações para os concursos vindouros.
    Assim, caso seja possível instrumentalizar em nossos programas de estudos a propositura dos temas para dissertações semanais e respectivas correções, lhe seria muito grata.
    Entretanto, sabedora do acúmulo de materiais de estudos e do que isso representa para vossa equipe e para nós alunos, que muitas vezes não conseguimos vencer as tarefas propostas semanalmente, de qualquer modo, acato vossa decisão e sou muito grata pela orientações e por quaisquer procedimentos que venham a ser adotados por vossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *